segunda-feira, 25 de junho de 2012


 Educação Ambiental, Cultura e Tecnologia.   
A crise ambiental em que vivemos impõe a sociedade a busca de novas formas de pensar e principalmente agir, individual e coletivamente, e isso implica um novo conjunto de valores no qual a Educação Ambiental aliada às novas tecnologias tem um papel imprescindível a desempenhar: oferecer subsídios para os indivíduos construírem os valores sociais, conhecimentos e atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Portanto, devem-se buscar alternativas que promovam uma continua reflexão que culmine na mudança de mentalidade. E é na escola, que temos um espaço privilegiado para que possamos orientar e conduzir os educandos a tornarem-se conscientes e sensibilizados a essa nova visão sobre o ambiente, e assim eles próprios se tornarem educadores ambientais em suas casas em seu meio de convívio. 
O uso das tecnologias como recurso na aprendizagem procura mostrar como as mídias podem promover à aprendizagem de forma crítica e atualizada, elas podem ser usadas como recurso motivador de alunos e transformador de aulas e assim contribuir para a formação de pessoas de forma democrática dos processos políticos e sociais do mundo que o cerca.
As novas tecnologias, organizadas como midiáticas, são mais do que simples suportes. Elas interferem no modo de pensar, sentir, agir, relacionar-se socialmente e adquirir conhecimentos das pessoas. Criam uma nova cultura e um novo modelo da sociedade. Esta, essencialmente diferente da sociedade industrial que a antecedeu, baseada na produção e no consumo de produtos iguais em massa, caracteriza-se pela rapidez das alterações do universo informal e da permanente atualização do homem para acompanhar essas mudanças. Na tentativa de apresentar as tecnologias como um meio educativo é que apresentamos as mídias como uma forma de diversificar as aulas e utilizá-las como um elemento diversificador e promotor da aprendizagem nas questões ambientais.
 


























Nenhum comentário:

Postar um comentário