sábado, 15 de novembro de 2014

Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente



 
  A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de dialógos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Em 2013, foi realizada sua IV edição, com o tema "Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis".
 Em sintonia com a IV Conferência Nacional, a II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (II CEIJMA), teve como tema central “Vamos Cuidar da Bahia com Escolas Sustentáveis”, tendo como referência os três eixos da escola sustentável: GESTÃO, CURRÍCULO E ESPAÇO FÍSICO.
A segunda participação da Bahia, na Conferência Nacional, foi publicada no Diario Oficial do Estado, do dia 5 de setembro de 2013, Decreto Nº 14.733 e seu objetivo foi potencializar a Educação Ambiental nos sistemas de ensino, promovendo atitudes positivas e comprometidas com as questões socioambientais de natureza local e global.
Nas conferências, estudantes e professores se reuniram para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço sustentável. Participaram do evento alunos do Ensino Fundamental II (6º e 9º ano), das redes estadual, municipal e privada de ensino, no período de 16 a 18 de outubro de 2013.
Para o desenvolvimento da temática proposta, os estudantes foram convidados a elaborar propostas de intervenção na escola, a partir dos subtemas Terra, Água, Fogo e Ar, sempre articulados com o tema central acima citado, dentro do contexto da sustentabilidade ambiental no qual os 04 elementos adquirem uma nova dimensão: Terra e escola sustentável; Água e escola sustentável; Fogo e escola sustentável; Ar e escola sustentável.
Foram elaborados 881 projetos com o subtema Terra, 73 projetos com o subtema Fogo, 719 projetos com o subtema Água e 104 projetos com o subtema Ar, de acordo comas orientações do Ministério da Educação (MEC). O estado da Bahia com um total de 1777 escolas participantes foi o segundo do país em número de unidades de ensino que realizaram a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. 

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