sábado, 15 de novembro de 2014

OFICINA PEDAGÓGICA



INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS
GÊNEROS TEXTUAIS”

1. TEMA DA OFICINA PEDAGÓGICA
Movimentando os Gêneros Textuais: Uma reportagem digital na Comunidade Escolar sobre a perspectiva de reconhecimento da dimensão temática da Educação Ambiental, fortalecendo os gêneros textuais com recursos utilizados no processo ensino-aprendizagem.

2.OBJETIVO GERAL
Construir processos formativos que contribuam para desencadear estratégias de intervenção de gêneros textuais com a comunidade escolar de forma participativa, do ponto de vista das mídias impressas.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3.1 Explorar o potencial educativo dos alunos na reportagem, estimulando o desenvolvimento dos gêneros textuais no ambiente escolar;
3.2 Desenvolver a produção da reportagem utilizando as linguagens das mídias impressas;
3.3 Entender a importância da preservação do meio ambiente, através da Educação Ambiental para a sobrevivência de todo os seres vivos, na perspectiva do uso das linguagens da informação e comunicação.
4. PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
Será elaborado em cinco (5) etapas. A sala será dividida em quatro (4) equipes de construção e elaboração de diversas atividades de gêneros textuais e outras mídias impressas e visuais. São atividades acompanhadas e orientadas por quatro (4) etapas ou mais professores de áreas distintas, trabalhando a interdisciplinaridade. Essa proposta de realização deste plano de aula, participativo na comunidade escolar, neste contexto irá acontecer durante dois (2) meses, uma oficinas para os alunos envolvidos no processo, onde os professores apresentarão vídeos para a turma e em seguida uma oficina de futuro e aula interativas com vinte horas. A etapa final acontecerá em um (1) mês, após as realizações da prática da metodologia aplicada, para elaboração final da reportagem escrita – hipertexto/hipermídia e lançamento virtual utilizando as diversas formas das linguagens, escritas e visuais que envolver vários sistemas de informação e comunicação, pois  acontecerá uma peça teatral para fechamento e consolidação do plano de aula, onde os atores serão os alunos de várias classes, vivenciando a habilidade da prática pedagógica no contexto escolar.
APRESENTAÇÃO DO VÍDEO SOBRE BIODIVERSIDADE
O vídeo é um documentário de 33 minutos, que retrata a Biodiversidade, apresenta o maior bioma brasileiro Amazônia. Narrado por Bruna, guia mirim do Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) em Manaus / AM. No quadro Eco Ação conheceremos, o Projeto de Reflorestamento das Matas Ciliares da Escola Municipal Santo André, os Vídeos das Escolas, com as produções enviadas por escolas de todo o país sobre seus projetos voltados para a preservação do meio ambiente.: Projeto Monitoramento de qualidade das águas e Ensino dos 3Rs - Instituto Federal de Educação, Projeto Poluição da Água por Substâncias Não Biodegradáveis.
ACOLHIMENTO:UM VÍDEOO FUTURO QUE QUEREMOS” - Publicado em 11/10/2012 - Desenho animado sobre Economia verde, desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; também apresenta o conceito de Pegada Ecológica. Site: http://www.youtube.com/watch?v=dr5dueiANhI

 DINÂMICA: OFICINA DO FUTURO

 1ª parte: Árvore dos sonhos:
          Como é a escola dos nossos sonhos?
Como é a comunidade dos nossos sonhos?
2º parte: As Pedras no caminho
           Quais são os problemas que dificultam alcançarmos nossos sonhos?
3º parte: Muro das lamentações
           O que eu não gosto na minha escola?
·         O que eu não gosto na minha comunidade?
4º parte: Solicitar ao grupo que expresse seu entendimento fazendo uso das diversas linguagens: cênica, escrita, plástica, visual e outras;
5º parte: pensar como transformar a escola em um espaço sustentável;
6º parte: transformar a conclusão do grupo em uma mídia impressa, escrita, visual, imagem, digital.
5. PÚBLICO ALVO
     5.1 Comunidade Escolar e Convidados.
           Ensino Fundamental e Ensino Médio / Séries a serem trabalhadas.
6. RECURSOS
HUMANOS- (PARTICIPATIVOS)

VÍDEO
DATASHOW
COMPUTADORES (Laboratório de Informática)
IMPRESSORAS
CARTOLINAS
INTERNET
MÁQUINA FOTOGRÁFICA
FILMADORA
PENDRIVE
KIT MULTI MÍDIA
CARTAZ
TV e outros(as)

7. AVALIAÇÃO

1.    Análise dos gêneros textuais dentro de um recorte das mídias impressas desenhando um contexto da educação ambiental; pesquisar, construir textos sobre os assuntos: mídias impressas, escrita, visual e internet, como veículo de massa. Equipe de 4 e cada grupo deve produzir um (01) texto sobre mídia escrita e visual, utilizar imagem.

2.    Avaliação da proposta da oficina: pontos positivos e sugestões.
8. REFERÊNCIAS
VASCONCELOS, Celso dos S.: Construção da disciplina consciente e interativa na sala de aula e na escola, 3a ed. Libertad, 1994.
LYONS, J. Linguagem e linguística. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
BALTAR, Marcos. Sobre gêneros textuais. Disponível em: (http//hermes.ucs.br/cchc/dele/ucs-produtore/pages/sobregeneros.htm)
PRÁTICAS DE LEITURA/ESCRITA EM SALA DE AULA Honor Alice de Araújo Mattos Paulinelli (UNINCOR) Sérgio Roberto Costa (UNINCOR).
http://www.youtube.com/watch?v=dr5dueiANhI





Nenhum comentário:

Postar um comentário